Como fazer um TCC em Matemática: exemplos de trabalhos prontos

Publicado em 14.05.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 22 minutos

Este artigo irá te ajudar a entender o que é um trabalho e um TCC em Matemática. O artigo auxiliará o aluno a definir seu tema de pesquisa por meio de uma série de sugestões de áreas de aplicação. Serão apresentadas dicas de como fazer um TCC de Matemática com qualidade e uma proposta de como estruturar pesquisas nesse tema.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

O que é um TCC de matemática

De acordo com a ABNT, um TCC é um “documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa [...]”.

Assim, o TCC de matemática nada mais é do que um trabalho de conclusão de curso realizado para que seja concedido um diploma em matemática pela faculdade. Trata-se de um objeto de pesquisa pelo qual os alunos são avaliados, buscando entender como eles absorveram os conhecimentos obtidos ao longo do curso.

No Brasil, deve ser normalmente elaborado a partir das normas de formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Esta pesquisa pode abordar os mais variados assuntos. Para ter acesso a algumas ideias para trabalhos de matemática, fique atento às próximas seções deste artigo.

O que é um trabalho em matemática

Um trabalho em matemática pode ser qualquer trabalho cujo escopo seja a matéria de matemática, tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental, a partir de temas para projetos de matemática. O conteúdo desse tipo de trabalho pode estar relacionado àqueles da grade curricular do Ensino Fundamental e Médio, buscando relacionar o uso da ciência à vida cotidiana.

Há ainda as tarefas que são solicitadas por Disciplinas de matemática, presentes em cursos de Graduação com temas para TCC de matemática. Essas tarefas, ou pesquisas, são mais específicas, de acordo com os conteúdos das grades curriculares. Seu grau de aprofundamento é maior do que os dos cursos do Ensino Fundamental / Ensino Médio, porém são menos complexos que os TCCs com o uso de título de trabalho de matemática.

Os alunos poderão usar como referências para seu trabalho os temas que serão sugeridos mais à frente neste artigo, levando em conta o seu grau de conhecimento e o ensino o qual esteja cursando.

Qual é a diferença entre trabalho e o TCC de matemática

Qual é a diferença entre trabalho e o TCC de matemática

Foto: unsplash.com

No Brasil, trabalho sobre matemática para o Ensino Fundamental e de Ensino Médio pode ser solicitado em momentos variados do calendário escolar. Sua realização pode ser uma atividade de avaliação da matéria, de caráter obrigatório ou complementar. Tem um grau de aprofundamento menor e não é obrigatória a aplicação das normas de formatação da ABNT.

Há também o trabalho solicitados pelas disciplinas de matemática nos cursos de Graduação, que são específicos à matéria do semestre em questão. Podem ser exigidos a estudantes de áreas afins, como por exemplo, alunos dos cursos de Química, Física ou Engenharias.

Em contraste, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), solicitados no final do Curso Superior em matemática, são pesquisas com conteúdo mais elaborado, mais extensos, que requerem mais páginas, além de um projeto de pesquisa e metodologia de trabalho. Muitos estudantes encontram dificuldades em iniciar e prosseguir com essa pesquisa, justamente por sua maior complexidade.

Para que seja realizado a contento, os alunos precisam do apoio de professores orientadores, que acompanharão a pesquisa, irão sugerir referências bibliográficas, sanarão dúvidas e revisarão o documento final. A apresentação do TCC é obrigatória para a conclusão do curso de Graduação.

Um trabalho da disciplina matemática pode ser solicitado aos alunos do ensino fundamental ou médio, como forma de avaliação dos conteúdos ensinados, com pouco aprofundamento. Também existem tarefas de avaliação de disciplinas da graduação em matemática. Já um trabalho de conclusão de curso de matemática é muito mais aprofundado, com grau de exigência maior, e é requisito para que o aluno forme-se.

Temas para TCCs de licenciatura em matemática

Temas para TCCs de licenciatura em matemática

Foto: unsplash.com

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos temas relevantes que podem ser explorados em TCCs de Licenciatura em Matemática. Essa diversidade de possibilidades reflete a riqueza e a complexidade do ensino dessa disciplina fundamental, bem como a importância de se buscar constantemente novas abordagens e práticas inovadoras.

A seguir, apresentamos algumas ideias de temas para projetos de matemática e as possíveis delimitações do tema que você poderá abordar em seu trabalho de conclusão. Confira!

TCC sobre História da Matemática A História da Matemática é um campo rico e fascinante, que pode ser explorado em TCCs de Licenciatura. Esses trabalhos podem investigar como essa disciplina se desenvolveu ao longo do tempo, seus principais marcos e contribuições, bem como a influência de diferentes culturas e civilizações no seu avanço. Além disso, eles podem analisar como a integração da perspectiva histórica no ensino pode enriquecer a aprendizagem da Matemática, tornando-a mais contextualizada, interessante e significativa para os estudantes.
TCC sobre Resolução de problemas e desenvolvimento do pensamento matemático A capacidade de resolver problemas e desenvolver o pensamento matemático é uma habilidade fundamental para a aprendizagem dessa disciplina. Esses TCCs estudam estratégias para estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas nos alunos. Eles podem explorar abordagens como a resolução de problemas abertos, a formulação de conjecturas, o uso de jogos e desafios, ou a aplicação de técnicas de pensamento visual e representações múltiplas. O objetivo é identificar práticas que promovam o desenvolvimento dessas habilidades essenciais, preparando os estudantes para lidar com situações-problema complexas e desenvolver um pensamento matemático mais robusto e flexível.
TCC em avaliação no ensino de Matemática A avaliação é um componente crucial do processo de ensino-aprendizagem, e esses TCCs analisam diferentes abordagens e instrumentos de avaliação na disciplina de Matemática. Eles podem investigar o uso de avaliações formativas e somativas, alternativas às provas tradicionais, como portfólios, projetos ou rubricas de avaliação. Além disso, esses trabalhos exploram o papel do feedback no processo de aprendizagem, buscando formas mais eficazes de fornecer comentários construtivos e orientações aos estudantes, auxiliando-os a identificar suas lacunas e aprimorar sua compreensão dos conceitos matemáticos.
TCC de Influência dos fatores socioculturais e emocionais na aprendizagem da Matemática A aprendizagem da Matemática é influenciada por diversos fatores além dos puramente cognitivos. Esses TCCs exploram como elementos como o background socioeconômico, o contexto cultural, as crenças e as emoções dos alunos podem impactar sua relação com a disciplina e seu desempenho. Eles investigam fenômenos como a ansiedade em relação à Matemática, os estereótipos de gênero ou as barreiras culturais que podem dificultar o engajamento e o sucesso dos estudantes. Com base nessas análises, esses trabalhos propõem estratégias para lidar com essas influências, promovendo uma abordagem mais inclusiva e sensível às diversidades presentes na sala de aula.
TCC em Uso de recursos tecnológicos e de materiais manipulativos no ensino de Matemática A tecnologia e os materiais concretos têm um grande potencial para enriquecer o ensino de Matemática. Esses TCCs investigam a integração de ferramentas digitais, softwares educacionais, aplicativos, jogos eletrônicos, assim como o uso de materiais manipulativos, como sólidos geométricos, blocos de construção ou materiais concretos para a representação de conceitos abstratos. Eles avaliam o potencial dessas abordagens para tornar os conceitos matemáticos mais compreensíveis, concretos e significativos para os estudantes, facilitando a visualização, a exploração e a construção de conhecimentos de forma mais ativa e envolvente.
TCC sobre Metodologias de ensino inovadoras e práticas pedagógicas eficazes Esses trabalhos buscam investigar abordagens inovadoras para o ensino de Matemática, como a aprendizagem baseada em problemas, a utilização de jogos e recursos lúdicos, a integração de tecnologias digitais em sala de aula, ou estratégias para tornar o ensino mais contextualizado e próximo à realidade dos alunos. O objetivo é identificar e analisar práticas pedagógicas que possam aumentar o engajamento, a motivação e a compreensão dos estudantes, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva e significativa.
TCC sobre Dificuldades de aprendizagem em tópicos matemáticos Esses estudos buscam compreender os obstáculos enfrentados pelos estudantes em áreas específicas da Matemática, como álgebra, geometria, cálculo, entre outras. Através de pesquisas empíricas ou revisões teóricas, esses trabalhos visam identificar as principais dificuldades conceituais, procedimentais ou de raciocínio que os alunos enfrentam nesses tópicos. Com base nessas análises, propõem-se soluções didáticas, como novas estratégias de ensino, recursos didáticos diferenciados ou intervenções específicas, com o objetivo de auxiliar os estudantes a superarem essas barreiras e alcançarem uma compreensão mais sólida dos conceitos matemáticos.
TCC em Interdisciplinaridade e integração da Matemática com outras áreas A Matemática está presente em diversas áreas do conhecimento, e a interdisciplinaridade tem se tornado cada vez mais relevante no ensino. Esses TCCs exploram como a Matemática se relaciona com diferentes campos, como Física, Química, Biologia, Artes, entre outros. Eles podem analisar como conceitos matemáticos são aplicados em outras disciplinas, ou como problemas e fenômenos de outras áreas podem ser modelados e compreendidos por meio da Matemática. Além disso, esses trabalhos buscam investigar como essas conexões interdisciplinares podem enriquecer o ensino e a compreensão da Matemática, tornando-a mais contextualizada e relevante para os estudantes.
TCC em Formação de professores de Matemática A formação inicial e continuada de professores de Matemática é um tema essencial para a melhoria do ensino dessa disciplina. Esses TCCs podem abordar questões como a preparação inicial de futuros docentes, analisando aspectos como o currículo dos cursos de Licenciatura, as práticas de estágio, o desenvolvimento de competências pedagógicas e de conteúdo, entre outros. Também podem explorar o desenvolvimento profissional continuado de professores em exercício, investigando iniciativas de formação continuada, programas de capacitação, trocas de experiências e práticas colaborativas. Além disso, esses estudos podem analisar as crenças e concepções dos professores sobre o ensino de Matemática, bem como as políticas educacionais e os desafios enfrentados pelos docentes dessa área.
TCC sobre Inclusão e equidade no ensino de Matemática A Matemática é frequentemente vista como uma disciplina desafiadora e excludente para muitos alunos. Esses TCCs buscam analisar estratégias para tornar o ensino dessa disciplina mais inclusivo e equitativo, atendendo às necessidades de estudantes com deficiências, dificuldades de aprendizagem ou oriundos de diferentes contextos socioculturais. Eles podem investigar abordagens pedagógicas específicas, recursos adaptados, tecnologias assistivas ou práticas de ensino diferenciadas para promover um ambiente de aprendizagem mais acessível e justo para todos os alunos, valorizando a diversidade e oferecendo oportunidades equitativas de acesso ao conhecimento matemático.

Como escrever pesquisas e TCCs em matemática

Uma vez que você usou as sugestões de ideias para projeto de matemática e escolheu o tema do seu TCC, será necessário elaborar o projeto em si, ou seja, um documento que norteará os alunos na elaboração do TCC em matemática. Esse projeto será o alicerce para definir as bases de estudo, evitando assim equívocos, redundâncias, objetivos não atingidos, etc.

Para isso, os alunos precisarão cumprir algumas etapas do ponto de vista metodológico:

Delimitação do tema A delimitação do tema é esmiuçar qual subtema poderá ser abordado em sua pesquisa em matemática. Alunos que farão uma pesquisa de matemática para o Ensino Médio poderão abordar temas mais específicos e de maneira mais superficial; alunos de Graduação poderão se dedicar a temas mais abrangentes, pensando em uma pesquisa de conteúdo mais aprofundado.
Definição do Problema Procure pensar qual será o fenômeno da matemática que você buscará explicar por meio de sua pesquisa. Formule algumas perguntas relacionadas à sua delimitação do tema, de maneira clara e concisa. Elas deverão ser respondidas até o final da sua pesquisa.
Elaboração de Hipóteses As hipóteses são afirmações que respondem temporariamente ao problema da pesquisa, devendo ser testadas, validadas ou recusadas até o fim do seu TCC. As hipóteses podem ser formuladas no formato de afirmações ou perguntas, e norteiam o direcionamento da pesquisa.
Definição dos Objetivos Os objetivos devem informar qual a finalidade da sua pesquisa. Podem ter uma dimensão mais ampla, como também mais específica, assinalando assim as fases da investigação. Não se esqueça de utilizar verbos no infinitivo na formulação dos seus objetivos.
Justificativa A justificativa busca apontar o porquê da pesquisa ser realizada. Ou seja, qual a relevância do projeto, o que esse estudo poderá contribuir para o progresso da matemática e do debate acadêmico. A justificativa deve ser simples, clara e objetiva.
Revisão da Literatura Esse apanhado da literatura deve apresentar as discussões atuais sobre o tema em matemática como forma de contextualizar o seu TCC. Essa revisão pode ocorrer por meio da análise dos conteúdos de livros, artigos científicos e monografias acadêmicas. Não se esqueça de realizar as devidas referências para as ideias adquiridas a partir desses materiais.
Metodologia a ser utilizada As definições metodológicas estabelecem como o TCC em matemática será realizado. Ou seja, se será um estudo de caráter teórico ou aplicado, se serão realizados estudos quantitativos ou qualitativos, quais técnicas serão utilizadas para coleta dos dados, se a sua pesquisa será uma revisão de literatura ou uma pesquisa de campo, quais bases de dados serão usadas, etc.

Estrutura do trabalho em matemática

O trabalho, independentemente do escopo e do grau de complexidade, devem ter uma estrutura de conteúdo mínima.

Como fazer a Introdução de um trabalho de matemática

A introdução tem como objetivo definir o objeto a ser estudado. Vem logo após a epígrafe para TCC de matemática, resumo, abstract e sumário. Seu conteúdo dá uma ideia, ao leitor, do que vai ser discutido e as principais questões a serem respondidas ao longo do texto. Quer ver como fica? Dê uma olhada na figura a seguir!

Como fazer a Introdução de um trabalho de matemática

Introdução de TCC de matemática. Fonte: Martini, 2020.

Desenvolvimento de trabalho

O desenvolvimento vem logo em seguida à introdução e é a pesquisa em si. Deve ter, em seu conteúdo: o referencial teórico que norteou sua pesquisa, os objetivos a serem alcançados, a metodologia utilizada, a estrutura do seu trabalho e os principais resultados. O desenvolvimento não é uma seção com este nome, e sim, algumas seções com nome variados que compõem o corpo do trabalho. Veja abaixo algumas imagens de seções que fazem parte do desenvolvimento de um TCC real de matemática:

Desenvolvimento de trabalho

Seções do desenvolvimento do TCC matemática. Fonte: Blumberg, 2019.

Como fazer conclusão de um trabalho de matemática

A conclusão do trabalho de matemática será o desfecho do trabalho e buscará apresentar ao leitor um grande resumo da pesquisa realizada, bem como as constatações encontradas. Nesta seção, serão apresentadas as considerações finais e possíveis retornos aos questionamentos colocados no início da pesquisa. Em alguns casos, é chamada de “Considerações finais”. Veja como fica na prática:

Como fazer conclusão de um trabalho de matemática

Imagem de conclusão de TCC de matemática. Fonte: Sibemberg, 2019.

Como fazer a capa de um trabalho de matemática

Se a primeira impressão é a que fica, torna-se essencial ter um cuidado com a elaboração da capa de trabalho de matemática ou dos TCCs de matemática. A capa é o primeiro elemento pré-textual e, se sua apresentação está de acordo com os requisitos mínimos, influenciará positivamente na avaliação do conteúdo da sua pesquisa.

Nas escolas de educação básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, não há necessidade de adequar as capas aos padrões da ABNT, geralmente. Os professores não são exigentes com relação a esse requisito e podem aceitar capas mais criativas. No entanto, para os alunos da Graduação, há a obrigatoriedade de seguir o padrão ABNT. Para essas situações, seguem as principais recomendações para criar uma capa (primeira página):

  • A fonte deverá ser a Arial ou a Times New Roman, tamanho 12.
  • As margens da página devem ter 3 cm na parte superior e esquerda; 2 cm na parte inferior e direita.
  • O nome da faculdade deverá estar centralizado e no topo da página.
  • Três parágrafos abaixo, deverá estar o nome do autor em letras maiúsculas e sem negrito no texto.
  • O título do trabalho deverá estar no centro da capa.
  • No fim da página, nas duas últimas linhas, escreva o nome da cidade e o ano da produção do seu trabalho.

Veja como fica:

Como fazer a capa de um trabalho de matemática

Modelo de capa para trabalho em matemática. Fonte: Gesser, 2018

Exemplos de trabalhos de matemática prontos

Para ajudar você a se inspirar com temas para TCC de matemática, trouxemos alguns exemplos de trabalhos acadêmicos prontos. Com as amostras você poderá encontrar a inspiração que necessita, mas não se preocupe, caso precise de ajuda com alguém além dos temas para TCC, poderá entrar em contato com nossos profissionais. Abaixo traremos uma lista com nossos melhores autores para você conhecê-los um pouco melhor e verificar as suas habilidades.

A importância dos jogos educativos de matemática como método de ensino-aprendizagem: artigo científico de matemática

A educação nas salas de aula do Brasil tem se mostrado cada vez mais um desafio, principalmente em se tratando do ensino público. Dada a realidade muitas vezes é difícil manter a atenção do aluno no aprendizado, e é daí que vem a importância de se trazer jogos, desafios, músicas e outras atividades lúdicas para a sala de aula.

Veja um trecho do trabalho:

… Como vimos, de acordo com o PCN, o jogo torna-se considerado um recurso benéfico para o ensino da matemática porque propõem desafio ao pensamento e o desencadeamento de grandes situações problemáticas e equilíbrio do processo e seja responsável pela construção de novos conhecimentos. A linguagem matemática costuma ser difícil para os alunos entenderem em sala de aula. As aulas podem ser melhor compreendidas em contextos interessantes…

A importância dos jogos educativos de matemática como método de ensino-aprendizagem

author

Isabelle Sorrento

Páginas: 20

Tipo: Artigo cientifíco

R$ 300.00

Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.

Dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da matemática: monografia de matemática

Para alguns alunos o aprendizado de matemática se demonstra mais difícil que para outros, além da dificuldade natural que cada ser humano tem com relação a uma matéria em particular, entram em cena outras dificuldades cotidianas, estatísticas apontam que matemática é uma das matérias que mais apresentam um desafio para ser ensinada, dentro dela a geometria também é um assunto que aparece como listado entre os mais desafiadores para os estudantes. Entre as sugestões de temas para TCC de matemática, as dificuldades do processo de ensino é um tema atual e relevante para um TCC de matemática.

Veja um trecho do trabalho:

… É de conhecimento de todos que as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam capacidades de natureza prática para lidar com atividades matemáticas, o que lhes permitem reconhecer problemas, buscar, selecionar e tomar decisões. Com isso, os alunos possuirão um raciocínio crítico, uma visão mais completa e atitudes positivas diante de seu estudo…

Dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da matemática

author

LeidiNg

Páginas: 52

Tipo: Monografia

R$ 130.00

Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.

História da matemática: trabalho ABNT de matemática

A história da matemática remonta a séculos atrás, antes de Cristo no Antigo Egito, mas possivelmente ela já tenha sido utilizada antes disso. Na história da matemática busca-se entender os diferentes modelos e formas de cálculos empregada ao longo dos anos, culminando nos modelos que existem hoje, alguns foram aprimorados ao longo do tempo, outros modelos e fórmulas são perfeitos e exatos e permanecem sendo utilizados até hoje.

Veja um trecho do trabalho:

… O dispositivo prático de Briot-Ruffini é utilizado para fazer a divisão de polinômios. Para fazer a divisão de um polinômio P(x) por outro polinômio Q(x), utilizando o dispositivo prático de Briot-Ruffini, é fundamental que o polinômio Q(x) seja da forma x + u ou x – u, isto é, deve ser um binômio de 1° grau. Através desse dispositivo, podemos identificar facilmente o quociente e o resto da divisão…

História da matemática

author

Flowerstoalgernon

Páginas: 22

Tipo: ABNT

R$ 233.00

Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.

Outros trabalhos acadêmicos prontos

Trouxemos algumas outras ideias e opções de temas para TCC de matemática do nosso catálogo. Esperamos que essas sugestões de temas sirvam de inspiração para o seu caso, no entanto, é importante ressaltar que caso você venha a ter alguma dificuldade com a confecção do trabalho de conclusão poderá contratar nossos serviços, vamos ver alguns temas para TCC de matemática.

Trabalhos Descrição
A história da matemática e sua relevância histórica (Artigo acadêmico) Entender como os diferentes cálculos e formas de equação que conhecemos hoje surgiram é importante para aprender a evolução da matemática e mais, a sua perpetuação no tempo. Por ser uma ciência exata muitas fórmulas descobertas a séculos atrás permanecem inalteradas até hoje, no entanto, muitas outras foram modificadas e aprimoradas ao longo dos anos.
Modelagem matemática: distúrbios de aprendizagem (Monografia) A modelagem da matéria de matemática envolve três fases para compreender o todo, a interação a familiarização e a formulação, com essas três fases possibilita-se o processo de aprendizagem, para aqueles estudantes que encontram-se com distúrbios de aprendizagem as fases são ainda mais importantes.
Problemas geradores no ensino-aprendizagem de matemática no ensino médio (Trabalho acadêmico) Muitos estudantes apresentam dificuldade de aprendizagem de matemática no ensino médio devido a uma deficiência de ensino no ensino fundamental e básico. Com esses estudantes é necessário trabalhar novamente as etapas básicas para que consiga apreender a matemática aplicada no nível superior.
Matemática Financeira nas escolas (TCC) Muitos professores e especialistas defendem o ensino de matemática financeira nas escolas, possibilitando assim que os estudantes aprendam e se preparem não somente para o mercado de trabalho, como também para a vida. Uma das reclamações mais recorrentes é que nas escolas não se ensina algo que se usará no cotidiano, uma mudança de ementa se apresenta como uma solução.
O lúdico com ferramenta no ensino da matemática (Artigo acadêmico) O aprendizado de matemática por vezes se apresenta como uma tarefa difícil, por não compreender muito bem, ou por não gostar tanto, muitos estudantes acabam deixando de prestar a atenção no conteúdo, o uso de ferramentas lúdicas para ensino de matemática se apresenta como uma ferramenta que manterá o foco do estudante.
A importância da geometria no currículo escolar (Artigo acadêmico) Ao contrário dos que muitos estudantes pensam o aprendizado da geometria é de extrema importância, pois através dela os alunos desenvolveram o raciocínio visual, importante para várias situações cotidianas.
Uso de recursos online nas aulas de matemática (TCC) Na era da tecnologia é quase impossível manter os aparelhos eletrônicos fora das salas de aulas, mas o que antes era visto como vilão pode se apresentar como um verdadeiro aliado na hora do ensino.
O uso da Internet no Ensino da matemática (TCC) Com o acesso as redes sociais muitos estudantes ficam dispersos e perdem o foco na sala de aula, mas a Internet pode ser uma verdadeira aliada no ensino da matemática, trazendo atividades, possibilitando pesquisas e informações de forma instantânea.
Aplicação dos jogos matemáticos na pré-escola (TCC) Matemática se apresenta como uma matéria complicada para alguns estudantes por conta dos estigmas do seu difícil entendimento, mas essa visão negativa da matéria pode ser reformulada com o uso de simples jogos para poder ensiná-la.
Autismo e o ensino da matemática (TCC) Para estudantes que possuem o espectro autista o ensino de matemática se apresenta como um desafio ainda maior, encontrar maneiras de manter o foco desses estudantes é uma forma de solucionar e contornar a dificuldade apresentada.

Exemplo vídeo: apresentação de TCC em matemática

Para que você consiga compreender um pouco melhor como funciona e como é apresentada a monografia de matemática, trouxemos esse vídeo com uma apresentação. É importante lembrar que cada instituição de ensino tem suas próprias regras com relação ao Trabalho de Conclusão de Curso, por isso é importante lembrar de checar as diretrizes da instituição antes de apresentar o conteúdo.

Confira mais artigos interessantes sobre o tema:

- Números primos
- Desvio padrão
- Sequência de Fibonacci
- Fórmula de Bhaskara
- Teorema de Tales

Últimas considerações

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre como funciona o TCC de matemática pronto, saiba que é comum algumas dúvidas surgirem enquanto se confecciona um trabalho acadêmico desse porte. No entanto, os profissionais da StudyBay poderão ajudar você, seja com informações sobre temas para TCC de matemática, seja com o projeto de TCC ou qualquer outro trabalho acadêmico, não hesite em entrar em contato.

Abaixo trouxemos uma lista com nossos melhores autores para que você possa conhecer um pouco melhor as habilidades de cada um. Todos os autores da Studybay são extremamente qualificados e podem auxiliar com tarefas que vão desde a confecção do projeto de pesquisa em matemática a busca de temas para TCC e outros fatores.

Gustavo Alvarenga

1 escritor freelancer para TCC

Mais de 700 depoimentos positivos e mais de 1.940 pedidos aprovados na plataforma:

  • TCCs - 793
  • Artigos acadêmicos - 366
  • Artigos científicos - 142
  • Monografias - 114
  • Todos os outros - 531

Prof. Mario

2 escritor freelancer para TCC

Mais de 630 depoimentos positivos e mais de 1.200 trabalhos entregues:

  • TCCs - 489
  • Artigos acadêmicos - 342
  • Monografias - 136
  • Artigos científicos - 72
  • Todos os outros - 166

Júlio Roberto Urnau

3 escritor freelancer para TCC

Mais de 400 depoimentos positivos e mais de 710 projetos concluídos:

  • TCCs - 143
  • Artigos acadêmicos - 116
  • Trabalhos Acadêmicos - 98
  • Artigos científicos - 64
  • Todos os outros - 298

Taila Bernardes

4 escritor freelancer para TCC

Mais de 100 depoimentos positivos e mais de 190 trabalhos entregues:

  • TCCs - 90
  • Artigos acadêmicos - 60
  • Projetos de Pesquisa - 13
  • Monografias - 19
  • Todos os outros - 12

Perguntas frequentes

Como fazer um TCC de matemática?

Escolhendo um tema que seja adequado para você e elaborando um pré-projeto, sob orientação de um professor. Depois disso, fazendo a pesquisa e redigindo o TCC. Após a etapa de pesquisa e elaboração, o TCC geralmente é apresentado a uma banca, que irá avaliá-lo e considerar o aluno como aprovado ou não. São diversas etapas formais a serem cumpridas.

Como escolher um tema para TCC de matemática?

Em primeiro lugar, escolha baseado em duas coisas muito importantes: a afinidade que você tem com determinado tema e a disponibilidade de um professor para fazer sua orientação. Além disso, sua inspiração de tema pode vir também de algum estágio que você fez, de aulas de alguma disciplina que você cursou de determinado nicho no qual você gostaria de encaixar-se depois de formado. Redes sociais, a mídia e o dia a dia também podem render ideias.

Como fazer um artigo científico de matemática?

O artigo científico de matemática segue a mesma estrutura dos outros artigos e da maioria dos trabalhos acadêmicos, sendo composto por capa (em alguns casos) contendo o título, autor e outras informações de identificação, pelo resumo, pela introdução, o desenvolvimento que é o corpo do artigo em si, por fim a conclusão com as respostas encontradas e ao final as referências bibliográficas das obras utilizadas.

Quanto custa um trabalho de matemática?

O valor de um trabalho acadêmico seja ele qual for em matemática vai depender do seu grau de complexidade, dos requisitos estipulados e do prazo de entrega. Caso necessite de ajuda para resolução de dúvidas com relação a trabalhos de matemática entre em contato e solicite um orçamento.

Quanto tempo dura um curso de licenciatura em matemática?

A duração de uma licenciatura em matemática vai depender de alguns fatores e poderá ser diferente de uma instituição para outra, mas no geral o curso dura cerca de quatro anos, e com a conclusão de curso, ou seja, após a apresentação do TCC de matemática o estudante poderá optar por alguma vertente para seguir carreira.

Checklist

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.